Biacuplastia

BIACUPLASTIA

Avanços no tratamento da dor lombar

Dois novos tratamentos com radiofrequência: a biacuplastia e a RF para articulação sacroilíaca. Entre as causas das dores lombares, a dor discogênica é a causa mais frequente, representando 40 a 60% do total. Na dor discogênica, o anel ou capa do disco encontra-se com fissuras (rachaduras).

Estas fissuras desencadeiam um processo inflamatório crônico e por complexos mecanismos neurológicos, ocorre uma sensibilização nervosa que pode levar a um estado de dor crônica.

Fissuras no anel do disco (setas verdes indicativas).

Disco normal em corte longitudinal (acima) e disco com fissuras (abaixo).
A dor da articulação sacroilíaca responde por 10 a 20% dos casos de dor lombar e é uma causa frequentemente esquecida pelos médicos. É também a de mais difícil diagnóstico, sendo pelo exame clínico ou até mesmo pelos exames de imagem: ressonância, tomografia e RX. A articulação sacroilíaca é a que articula o osso sacro (final da coluna, abaixo das vértebras lombares) com o osso ilíaco (osso que forma a bacia, com ele se articula o osso fêmur da coxa). Estes ossos (sacro e ilíaco) não são fundidos, entre eles está uma articulação de pequeno movimento. É esta articulação que permite que a bacia aumente o seu diâmetro na hora do parto, por exemplo.

Anatomia da bacia

Localização mais comum da dor sacriolíaca

A Biacuplastia

Este método vem se somar aos tratamentos já praticados, o IDET e o DiscFX(veja textos específicos). Baseia-se na introdução de 2 eletrodos no disco, um de cada lado na região do anel e emissão de radiofrequência bipolar. O Anel do disco aquece até a 45o. C. A esta temperatura, os microscópicos nervos neoformados nas fissuras dos disco que causam a dor são inativados. O processo leva cerca de 15 minutos. Esta temperatura é bastante segura e não afeta os demais tecidos próximos.

Biacuplastia para tratamento da dor discogência

Para que mais um método?

A biacuplastia aparece para o tratamento em que o IDET e o DiscFX não estão indicados, como por exemplo quando a altura do disco está muito reduzida, inferior a 50%.

Aparelho gerador de radiofrequência

A Denervação da Articulação Sacroiíaca

Da mesma maneira, quando não se consegue eliminar a dor da articulação sacroilíaca com remédios como os anti-inflamatórios, pode-se promover a denervação dos finos nervos que levam o processo de dor, da mesma maneira que é feita para as facetas articulares. Esta interrupção dos pequenos nervos não causa nenhum efeito colateral, pois os nervos são puramente sensitivos e não têm outra função. Estes nervos podem inclusive se regenerar no intervalo de um a dois anos.